A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavirus, denominado SARS-CoV-2, por causa dela o mundo inteiro vem sofrendo com o impacto de contaminação em massa dos seres humanos. Por isso, a neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínica vem realizando alguns testes pós-covid com o intuito de verifica as SEGUELAS COGNITIVAS por meio do seu jogo MentalPlus®.
MentalPlus® é um jogo digital especialmente criado para avaliar as funções cognitivas de pessoas com idade entre 8 e 80 anos. Foi construído para ser inclusivo.
MentalPlus® é divertido e interessante, faz você pensar sem você perceber! Ele avalia a memória, a atenção e a função executiva, funções muito importantes para nós seres humanos. O seu principal objetivo é o estudo do diagnóstico e reabilitação da disfunção cognitiva em uma variedade de condições psiquiátricas, neurológicas e clínicas, permitindo que a comunidade de saúde possa identificar com maior facilidade alterações de memória, atenção, linguagem e função executiva, possibilitando um diagnóstico mais precoce em maior número de diversas doenças como a demência de Alzheimer.
O processo de estudo da Dra Lívia, é trata todos os paciente que tiveram COVID-19 nos nível leve, médio e avançado que se recuperaram da doença, a consequência é no pós-covid as sequelas mais comuns de se diagnosticar estão no sistema cardiorrespiratório, pressão arterial e diabete, mas o aspecto cognitivo também é afetado. O teste foram realizado em 185 pacientes e atualmente chegou a 430 que apresentaram disfunções cognitiva pós-covid, quanto mais rápido for feito o diagnóstico mais rápido conseguiremos recuperar esses pacientes.
Comments